Audiência Pública em Caxias do Sul discute alternativas para destinação de animais silvestres apreendidos ou resgatados
Com o objetivo de buscar soluções conjuntas para o mais adequado e eficiente recebimento, atendimento e encaminhamento de animais silvestres apreendidos pelos órgãos ambientais com atuação na Serra gaúcha, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, com o apoio do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), realizou, nesta terça-feira, 7 de novembro, audiência pública no auditório da reitoria da Universidade de Caxias do Sul.
“A audiência foi importante e bem produtiva, pois os representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil nos trouxeram as suas dificuldades práticas, experiências e ideias para a solução do problema da destinação final de animais silvestres apreendidos ou resgatados”, destacou a promotora de Justiça Janaina De Carli dos Santos, que conduziu o encontro.
Conforme a procuradora de Justiça coordenadora do Caoma, Ana Maria Moreira Marchesan, como encaminhamento, se entendeu por estreitar parcerias entre os municípios da região, Estado, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e iniciativa privada para criação de um centro de triagem de animais silvestres (CETAS) junto ao zoológico de Caxias do Sul. “Também falamos sobre a criação de parcerias para implantação e construção de outros CETAS em Gramado. Lá já tem terreno para isso, já tem a edificação e tem, inclusive, um biólogo cedido pela prefeitura de Gramado, que passaria a atender essa microrregião”, explicou a procuradora.
REUNIÃO COM O REITOR DA UCS
Antes da audiência pública, Janaína De Carli dos Santos e Ana Marchesan se reuniram com o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech. “Ele pediu o apoio do Ministério Público para manutenção do zoológico, que faz um trabalho belíssimo de acolhimento e de tratamento de animais recolhidos, vítimas de algum tipo de maus-tratos ou acidente, por meio do hospital veterinário localizado em frente ao zoo”, contou Ana Marchesan.