Grupo de Apoio em Transplantes entrega minuta de plano estadual a SES
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, juntamente com demais integrantes do Grupo de Apoio em Transplantes (GAT), entregou à secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, minuta de um Plano Estadual de Transplantes.
Conforme o promotor de Justiça, o papel do Ministério Público, que foi responsável por fomentar a criação do grupo, foi articular a produção do plano estadual pelos seus demais componentes.
A partir da aprovação desse plano estadual, o centro de apoio pretende incentivar e promover o treinamento das equipes médicas das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO). “Nossa intenção é alavancar o número de transplantes no Estado”, destaca Menin.
Além do MPRS, integram o GAT representantes da Secretaria da Saúde, Tribunal de Justiça do RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, Sociedade de Terapia Intensiva do RS e Conselho Regional de Medicina, com a participação de hospitais atuantes no transplante de órgãos e tecidos, profissionais especialistas e entidades da sociedade civil.