Definidos os finalistas do 25º Prêmio Jornalismo MPRS
Foram definidos nesta quarta-feira, 25 de outubro, os finalistas do 25º Prêmio Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul, realizado pela Procuradoria-Geral de Justiça em parceria com a Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa. Os vencedores serão anunciados no dia 6 de novembro, às 16h, em solenidade realizada na sede institucional do MPRS (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), seguida de coquetel.
CONFIRA OS FINALISTAS
Os nomes dos finalistas, divididos por categorias, estão em ordem alfabética, e a divulgação dos primeiros e segundos lugares ocorrerá no evento de premiação.
SUSTENTABILIDADE
Ermilo Drews Neto (Jornal NH), que mostra em reportagem que, por meio de leis de incentivo e de fundo do MP, comunidades de diferentes cidades gaúchas buscam a recuperação de patrimônios culturais para manter preservada sua própria história.
Geórgia Santos (Vós), com a reportagem “O conto do bioma invisível”, que mostra porque o Pampa é o bioma menos preservado – e menos protegido – do Brasil.
PROTEÇÃO
Bruna Viesseri (Grupo RBS), com Lucas Abati, com série de reportagens sobre a atuação do MPRS para condenar novamente Leandro Boldrini, pai do menino Bernardo, depois da anulação do júri.
Leticia Mendes (Grupo RBS), com Ronaldo Bernardi, Luan Ott e Laise Jergensen, com reportagem que mostra que das 107 vítimas de feminicídio em 2022 no Rio Grande do Sul, 21 delas tinham medida protetiva contra o agressor.
DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
Cleber Dioni Tentardini (Jornal Já), com reportagem sobre decisão parcialmente procedente do pedido do MPRS, em ação civil pública, para que obrigue o Estado a preservar o patrimônio ambiental e cultural do Jardim Botânico de Porto Alegre e do Museu de Ciências Naturais.
Eduardo Matos (Grupo RBS) sobre a operação do MPRS que desarticulou um esquema que colocava a saúde das pessoas em risco, por meio da venda de próteses vencidas.
SAÚDE E EDUCAÇÃO
Adriana Irion (Zero Hora/GZH), com Carlos Rollsing, com série de reportagens com foco no desperdício de dinheiro na Educação, mostrando que materiais escolares foram comprados às pressas e não entregues aos alunos.
Ermilo Drews Neto (Jornal NH), com reportagem sobre a relevância da Operação Leite Compensado para o consumidor e para a saúde pública, e como a atuação do MPRS serviu para tornar a cadeia leiteira mais confiável e segura no Estado.
SEGURANÇA PÚBLICA
Humberto Trezzi (Zero Hora), com Alberi Neto, William Mansque, Tiago Boff. A série de reportagens mostra como cartéis colombianos investem no Sul do Brasil, por meio da venda de jogos de azar ilegais na Região Metropolitana até agiotagem.
Vítor Rosa (Grupo RBS), com Lucas Abati, detalha em reportagem as acusações contra o advogado reconhecido por atuações em júris de grande repercussão, como o Caso Kiss.
CATEGORIA ESPECIAL: FOTOGRAFIA
Categoria Especial da 25ª edição, que premia o vencedor com troféu e valor de um piso de jornalista da Capital, Fotografia tem como finalistas:
Jorge Leão (Brasil de Fato RS), com fotografia em reportagem sobre ação que possibilitou a isenção de pagamento de água no Vale do Taquari para os atingidos pelas enchentes.
Mauro Schaefer (Correio do Povo), com fotografia publicada em reportagem sobre a anulação do júri do caso Kiss.