MPRS e Seapi realizam curso para reconhecimento de abelhas-sem-ferrão nativas do Estado
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), promoveu nesta quarta-feira, 4 de outubro, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o Curso de Capacitação Abelhas-sem-ferrão do RS: Reconhecimento de espécies, riscos do trânsito de colônias fora das áreas de ocorrência natural e legislação".
O curso, que recebeu apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar, consistiu em palestras a fim de capacitar os fiscais e policiais a identificar as abelhas nativas para coibir a disseminação de exóticas que podem causar danos ao meio ambiente e à biodiversidade em território gaúcho. “O reconhecimento dessas abelhas-sem-ferrão nativas e exóticas ao RS é fundamental para o combate ao tráfico interestadual destes animais”, explicou a coordenadora do Caoma, Ana Maria Moreira Marchesan.
À tarde, foi oportunizada visita de campo a meliponário situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, visando à aplicação prática dos ensinamentos teóricos repassados.
Na ocasião, foi lançado o "Guia de Reconhecimento de Abelhas-sem-ferrão do Rio Grande do Sul", livro de bolso que detalha 22 espécies do Estado, de autoria dos pesquisadores Sidia Witter, Karyne Sarmento, Simone Ferreira, Favízia de Oliveira e Fernando Dias.
A impressão da obra foi custeada com verba oriunda de acordo judicial celebrado pela Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. O guia será distribuído aos fiscais e policiais que atuam na proteção ambiental.