Projeto Central do Interior do MPRS é selecionado para apresentação no 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do MP Brasileiro
O projeto “Central do Interior”, desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gabcom/MPRS), foi um dos cinco escolhidos para ser apresentado no 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do MP Brasileiro, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, em Florianópolis.
Ao todo, 33 iniciativas de Ministérios Públicos estaduais, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e Conselho Nacional do Ministério Público foram inscritas. O projeto do MPRS foi escolhido juntamente com os projetos “MP Pra Você”, do MP de Goiás, e “Play no MP”, do MP de Tocantins, “Expresso MP”, MP do Paraná, e o “Collab Com”, do MP do Ceará.
Coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, a jornalista Roberta Salinet Alvarez agradece a colaboração de todos os profissionais do Gabcom e ressalta a imensa alegria em compartilhar o projeto com os comunicadores dos MPs de todo o Brasil. “A nossa responsabilidade fazendo comunicação pública é imensa, e o projeto Central do Interior tem esse DNA, que é justamente levar a informação sobre a atuação do MPRS para todas as localidades do nosso Estado, abrangendo o maior número possível de cidadãos. Poder contar aos colegas a nossa trajetória é muito gratificante”, afirma.
A promotora de Justiça Raquel Isotton, chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, destaca que “o resultado da votação dos jornalistas que integram as assessorias de comunicação dos Ministérios Públicos de todo o país deixa bastante evidente a qualidade do projeto e o quanto dar visibilidade aos promotores que atuam no Interior tem relevância para todos os MPs”.
PROJETO CENTRAL DO INTERIOR
O projeto Central do Interior teve início em janeiro de 2022 para potencializar a presença do Ministério Público do Rio Grande do Sul nos veículos de imprensa do Interior do Rio Grande do Sul. Por meio da iniciativa, o Gabinete de Comunicação do MPRS adotou estratégias de enfrentamento a mudanças no mercado, com encolhimento da participação das empresas de comunicação tradicionais e a ampliação da fatia ocupada pelos novos veículos digitais.
A partir de uma pesquisa interna sobre o tema, foram mapeados e divididos por regiões os veículos de comunicação do Estado. A primeira etapa do trabalho buscou gerar conteúdo de interesse local produzido pelo Gabinete de Comunicação do MPRS a partir de provocação dos promotores de Justiça que atuam no interior do Estado, para distribuição por aplicativo de mensagens. A partir da pesquisa, foram identificados mais de 400 veículos locais, que passaram a receber as notícias das suas cidades e regiões.
No primeiro ano de projeto, o MPRS aumentou as inserções nos veículos 6%. Atualmente, a Central do Interior está consolidada e o Gabinete de Comunicação distribui as notícias e forma simplificada para todas as 497 cidades gaúchas.