Enchentes no RS: MPRS se reúne com prefeitos para tratar de ações de recuperação das cidades atingidas
Desde o dia seguinte em que fortes tempestades causadas por um ciclone extratropical provocaram a enchente que atingiu o Vale do Taquari, no início de setembro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) vem atuando em parceria com o governo do Estado junto à comunidade local para minimizar os danos provocados pela tragédia.
Na última segunda-feira, o promotor Sérgio Diefenbach, responsável pela Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas, encontrou o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, para tratar de ações que o município tem feito em relação aos estragos provocados pela cheia do Rio Taquari.
“Tenho priorizado visitar localmente todas as cidades atingidas pela enchente. Junto aos prefeitos e à comunidade, vamos debater as necessidades e buscar alternativas para solucionar os problemas que surgiram com esta tragédia”, disse o promotor.
Na visita ao prefeito de Arroio do Meio, Diefenbach conversou sobre a construção de casas provisórias para as famílias desalojadas pela inundação. Além disso, o promotor definiu que também vai encontrar prefeitos de outros municípios atingidos pela cheia do rio, como Roca Sales e Muçum, a fim de mapear com mais clareza as demandas de cada localidade.
MPRS ABRE INQUÉRITO PARA ACOMPANHAR A SITUAÇÃO NA REGIÃO
No início desta semana, o Ministério Público do Rio Grande do Sul abriu inquérito para apurar ações que tratam da prevenção de desastres naturais, assim como de medidas para minimizar os impactos da cheia do Taquari.
Além de auxiliar os atingidos pela enchente, o MPRS passa a integrar a análise executada em inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF).