Passo Fundo: MPRS promove reunião com empresas e prefeitura para tratar da limpeza de fios soltos
Nesta quarta-feira, 27 de setembro, será realizada a primeira reunião do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Passo Fundo com operadores de energia elétrica, telefonia, internet, TV a cabo e prefeitura municipal para dar início à operação de limpeza dos cabos e fios telefônicos que causam poluição visual e acidentes. Sob a coordenação do promotor de Justiça Paulo Cirne, o encontro visa estabelecer o cronograma de trabalho. A proposta é realizar uma ação por mês para a limpeza e organização dos fios.
Conforme projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, as empresas e concessionárias que fornecem energia elétrica, telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo ou outros serviços, por meio de rede aérea, são responsáveis por retirar de postes a fiação excedente, sem uso, e demais equipamentos inutilizados nos postes em vias públicas municipais.
Segundo o promotor, a organização da fiação nos postes é um trabalho complexo, a ser executado de forma contínua, por longo período. “É uma medida fundamental para reduzir a poluição visual e é importante para a segurança de pedestres e motoristas”, destaca Paulo Cirne, lembrando que um motociclista sofreu um acidente fatal em decorrência de fios soltos em uma das vias da cidade.