Santa Cruz do Sul: MPRS promove ciclo de encontros com familiares de pessoas com deficiência institucionalizadas no município
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Santa Cruz do Sul, com apoio do Núcleo de Assessoramento Técnico (NAT) da instituição, o Município, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde CRS, a Coordenação dos Residenciais Terapêuticos e Inclusivos de Santa Cruz do Sul deram início, nesta segunda-feira, 25 de setembro, a um ciclo de encontros e palestras com os familiares de pessoas com deficiência institucionalizadas.
Os encontros têm por objetivo conscientizar as famílias sobre as suas responsabilidades em relação aos seus familiares com deficiência e transtornos psiquiátricos que se encontram institucionalizados nos residenciais terapêuticos e inclusivos do Município de Santa Cruz do Sul, enfatizando a importância do afeto e do convívio familiar para o bem-estar destas pessoas e para a garantia de seus direitos.
Neste primeiro encontro, abordou-se o histórico da criação dos residenciais na cidade, a reforma psiquiátrica, as legislações que regem os residenciais e disciplinam os direitos das pessoas com deficiência. O direito à convivência familiar, danos psicológicos e as consequências legais do abandono familiar das pessoas com deficiência foram temas destacados.
Para a promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin, idealizadora dos encontros, a avaliação da primeira ação desenvolvida foi positiva, pois proporcionou esclarecimentos relevantes aos familiares das pessoas com deficiência institucionalizadas, especialmente em relação aos objetivos dos residenciais, à transitoriedade da institucionalização e a necessidade de fortalecimentos dos vínculos familiares para futuras desinstitucionalizações. “Os encontros vêm ao encontro da garantia dos direitos das pessoas com deficiência e da melhoria da qualidade de vida deste público institucionalizado”, salienta.
Os próximos encontros ocorrerão nos dia 16 e 30 de outubro, com os familiares dos residenciais não participantes do primeiro evento.
Além de Catiuce Barin, da Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Sul; promoveram a iniciativa a articuladora do NAT Anelise Aprato; a representante da Política Estadual da Saúde Mental da 13ª CRS, Marta Mueller; a coordenadora Municipal da Saúde Mental de SCS, Tais Pereira; a responsável técnica do CAPS AD, Angela Schwerz; e da Coordenação dos Residenciais Terapêuticos e Inclusivos, Tiago da Rosa e Douglas Borges.