MPRS desenvolve programa para capacitação de membros e servidores na área da educação, infância e juventude
Para subsidiar e contribuir com o trabalho de promotores e servidores, teve início, na manhã desta quinta-feira, 14 de setembro, o programa #educaçãoinfânciaejuventude com a palestra “Desafios e limites da medida socioeducativa de internação: um olhar a partir da execução”.
Desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o programa é constituído por ciclo de palestras com temas afetos à atuação do Ministério Público nestas áreas. As palestras ocorrerão periodicamente, em formato virtual, a fim de propiciar a participação dos agentes ministeriais de primeiro e segundo graus, incrementando e consolidando a efetividade do trabalho.
“A ideia da iniciativa é prestar apoio operacional a membros e servidores, de forma ágil e que tenha o maior alcance possível, oportunizando escuta e troca de conhecimento e experiências, fomentando e consolidando a atuação do Ministério Público em educação, infância e juventude, com temas atuais e de interesse institucional”, explicou a coordenadora do Centro de Apoio, Cristiane Della Méa Corrales.
Nesta primeira palestra, a promotora da Infância e Juventude de Passo Fundo, Cleonice Rodrigues Aires, com atribuição na área socioeducativa, e o pedagogo Isair Barbosa Abrão, especialista em Educação e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela URI, Erechim, apresentaram aspectos institucionais e boas práticas na execução da medida socioeducativa de internação. A mediação foi realizada pela coordenadora do CAOEIJ, Cristiane Corrales.