PGJ abre a 39ª Semana do MP de Santa Cruz do Sul explicando porque a instituição é fundamental para a sociedade
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, realizou na noite desta terça-feira, 29 de agosto, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a abertura da 39ª edição da Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. Organizada pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Unisc e apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul é a mais antiga do Estado, acontece desde 1985.
Na palestra, com transmissão online para os campi Capão da Canoa e Montenegro, o chefe do MPRS abordou questões que explicam porque o Ministério Público é fundamental para a sociedade. Saltz detalhou o funcionamento da instituição e as primeiras ações de sua gestão, apontando os caminhos para a retomada do protagonismo do MP, além das inúmeras ações que já estão sendo implementadas para atender ainda melhor as demandas da sociedade.
“É sempre um momento marcante para o MPRS falar aos acadêmicos de Direito, ainda mais aqui na Unisc, que é parceira em todos esses anos de realização da Semana do Ministério Público. São vocês, estudantes, que, talvez um dia, se tornarão promotores de Justiça e levarão em frente a missão da defesa da sociedade, que confia nessa instituição pela qual me apaixonei, por ser democrática e que defende os direitos de todos os cidadãos. Um Ministério Público ímpar no mundo”, afirmou Saltz.
O presidente da AMP, João Ricardo Santos Tavares, sublinhou ser “sempre uma grande alegria correr o Rio Grande do Sul e perceber que esse projeto, que iniciamos aqui há 35 anos, está consolidado. Uma parceria com a Unisc que se desenvolve há quatro décadas, sem nunca ter sido interrompida, nem sequer durante a pandemia de Covid-19”.
Em suas falas de boas-vindas, a vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, e a coordenadora do curso de Direito, Elia Denise Hamme, salientaram que a universidade, para comemorar os 40 anos do evento, já está preparando a Semana do Ministério Público de 2024, que será histórica e especial.
Também compuseram a mesa principal a corregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho, o diretor das Promotorias de Justiça de Santa Cruz do Sul, Rogério Fava Santos, o coordenador do Núcleo da AMP, Érico Fernando Barin, o subcoordenador do curso de Direito da Unisc, Cássio Alberto Arend, e o representante do Poder Judiciário, Jaime Alves de Oliveira.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na abertura da Semana do MP os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel; para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro; de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou; a chefe de Gabinete do PGJ, Raquel Isotton; o promotor-corregedor Ederson Maia Vieira; os procuradores de Justiça Ricardo da Silva Valdez e Ricardo Herbstrith; além dos promotores de Justiça Eduardo Ritt, Flávio Eduardo de Lima Passos, Jefferson Dall'agnol, Catiuce Ribas Barin, João Beltrame, Vanessa Saldanha de Vargas e Pedro Rui Porto e demais autoridades civis e militares da região.
ENCONTRO COM PROMOTORES
No final da tarde, antes da abertura da 39ª Semana do Ministério Público, A Administração Superior do MPRS se reuniu com promotores de Justiça de Santa Cruz do Sul e da região para tratar de assuntos de interesse institucional.
PALESTRAS DESTA QUARTA-FEIRA
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga profere a palestra “Articulação Interinstitucional e o Emprego de Tecnologia para a Efetivação dos Direitos Fundamentais das Crianças e dos Adolescentes”. O encerramento, no dia 31, recebe o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, com a palestra “O Direito Anticorrupção Brasileiro e a reforma da Lei de Improbidade Administrativa”.