MPRS participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Unidades de Conservação do RS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, participou nesta quarta-feira, 23 de agosto, da criação da Frente Parlamentar em Defesa das Unidades de Conservação do RS. O objetivo da frente é fazer um diagnóstico das 24 unidades de conservação sob responsabilidade do Estado.
A Frente Parlamentar terá também como funções elencar potencialidades e fragilidades das unidades de conservação, analisar a legislação vigente e propor novos regramentos, políticas públicas e rotinas para assegurar eficiência administrativa e proteção ao patrimônio ambiental gaúcho.
Para Ana Marchesan, “o trabalho pode render frutos sociais e ambientais importantes, fazendo uma verdadeira radiografia nas unidades de conservação estaduais e identificando a necessidade de criação de novas em áreas que necessitam”.
Conforme o deputado Jeferson Fernandes, que irá presidir os trabalhos, a Frente Parlamentar visitará as unidades de conservação para fazer um levantamento de suas verdadeiras condições, começando pela Unidade de Conservação do Turvo, no município de Derrubadas. Fernandes afirmou ainda que a intenção é trabalhar de forma conjunta com órgãos governamentais e de fiscalização.