MPRS participa de evento no TJRS sobre acessibilidade à Justiça das pessoas com deficiência
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, foi palestrante, na última terça-feira, 22 de agosto, no evento Pausa&Prosa, bate-papo promovido pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça. O encontro, ocorrido no Auditório do TJRS, teve como tema “O acesso à Justiça da Pessoa com Deficiência”.
Em sua fala, Menin deu exemplos de atuação do Ministério Público na área da inclusão e acessibilidade. "Há muito a ser feito. Um evento como esse é muito importante para conversamos sobre o tema. Precisamos rever espaços de discussão, olharmos para as limitações das nossas instituições. O foco da deficiência não está na pessoa, mas no ambiente. Um ambiente adequado potencializa a inclusão. Que o ser humano seja compreendido não como objeto de medidas de prestação do estado, mas como um sujeito de direitos", disse o promotor de Justiça.
O encontro teve como mediador o juiz-corregedor Bruno Massing de Oliveira, que também preside a CPAI, e contou também com a participação do juiz Gustavo Borsa Antonello, do defensor público Ricardo Girardello, do advogado Jorge Curtis e do diretor da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Diego Silva.
Fotos: Juliano Verardi | TJRS