Farroupilha: MPRS fiscaliza ILPIs e residencial terapêutico para coibir irregularidades
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Farroupilha, fiscalizou nos últimos dias cinco instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) do município; além de serviço residencial terapêutico (SRT).
A fiscalização sobre esses estabelecimentos tem como objetivo coibir irregularidades ou maus-tratos e garantir a qualidade do atendimento aos idosos residentes nas ILPIs e os deficientes mentais que vivem na SRT mantida pelo Município de Farroupilha.
Segundo o promotor de Justiça Rodolfo Grezzana, Farroupilha conta atualmente com cinco ILPIs e um SRT, todos em situação regular e em muito boas condições de prestar um serviço de qualidade aos residentes. Ele ressalta, porém, que tais locais permanentemente serão submetidos à fiscalização do Ministério Público, para garantir a qualidade do atendimento aos idosos e às pessoas com deficiência mental, visando coibir qualquer tipo de irregularidade.
Grezzana pede que a população denuncie qualquer irregularidade ou a existência de estabelecimentos clandestinos, “porque é essa atitude que irá ajudar a acompanhar e garantir a qualidade da assistência prestada por esses estabelecimentos e verificar o cumprimento de normas legais”.