MPRS denuncia torcedores por se associarem e roubarem em Três Coroas e Igrejinha uniformes e vestimentas alusivas ao clube rival
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Três Coroas denunciou na quarta-feira, 19 de julho, nove pessoas pelos crimes de associação criminosa, roubo e corrupção de menores cometidos em 7 de maio deste ano em Três Coroas e Igrejinha. Na ocasião, os acusados se associaram para roubar uniformes e vestimentas alusivas ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O MPRS também postulou à Justiça que, cautelarmente, os denunciados fiquem proibidos de frequentar os jogos do Sport Club Internacional.
Na denúncia, o promotor de Justiça Daniel Ramos Gonçalves explica que os acusados, integrantes de torcidas organizadas do Sport Club Internacional, por não aceitarem que pessoas transitassem com roupas e adereços vinculados ao time rival, decidiram praticar roubos “contra torcedores que encontrassem em via pública, subtraindo – com emprego de violência física e ameaça –, bandeiras, camisetas, calções e quaisquer outros adereços que elas portassem”.
Depois de roubarem duas vítimas, uma em cada cidade, os denunciados fizeram publicações no Instagram apresentando os objetos como troféus, vangloriando-se dos crimes praticados e da imposição de suas torcidas organizadas na região do Vale do Paranhana. Em um dos casos, no município de Três Coroas, avistaram a vítima vestida com roupas e adereços do Grêmio à espera de um ônibus com destino ao estádio de futebol do time, em Porto Alegre, quando resolveram executar o roubo munidos com bastões. Em razão da violência física empregada pelos denunciados, a vítima sofreu “lesões corporais consistentes em ferimento corto-lacerativo profundo com bordas irregulares, região frontal direita associada a edema e hematoma, ferimentos escoriativos associados a edema e hematoma no lábio superior de predomínio à direita”, conforme ficha de atendimento ambulatorial.
Já em Igrejinha, dando continuidade aos atos, os denunciados, armados com um facão, se dirigiram até a vítima vestida com um calção do Grêmio e, mediante grave ameaça de agressão física, exercida com emprego de um facão preto, subtraíram a peça de vestuário, deixando a vítima seminua em local público. Consumado o roubo, os denunciados fugiram do local.