MPRS e IGP alinham estratégias para aprimorar perícias na área ambiental
A procuradora de Justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), Ana Maria Moreira Marchesan, acompanhada do promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Felipe Teixeira Neto e do coordenador da Unidade de Assessoramento Ambiental do Gabinete de Assessoramento Técnico, Luiz Fernando de Souza, recebeu nesta sexta-feira, 7 de julho, os peritos da seção de perícias ambientais do Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias (IGP/RS). A pauta do encontro foi o alinhamento e encaminhamento de demandas nas áreas ambientais no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, foram discutidas estratégias para o melhor uso dos recursos públicos e alcance dos melhores resultados práticos na realização de perícias para instrução das demandas relativas à apuração de infrações cometidas em relação ao meio ambiente. Também foram definidas as principais questões e demandas ambientais com potencial efeitos na esfera criminal, que requerem maior atenção dos órgãos envolvidos em virtude do potencial ofensivo ao meio ambiente.
Participaram da reunião, representando o IGP/RS, a coordenadora da equipe de Perícias Criminais, Renata Vieira; o diretor do Departamento de Perícias Laboratoriais, Gustavo Lucena Kortmann; o chefe da Divisão de Química Forense, Lara Regina Soccol Gris; e a perita do Departamento de Perícias Laboratoriais Clarissa Cassini Bettoni.