MPRS realiza vistoria nas obras do Parque Harmonia
O Ministério Público do Rio Grande Sul (MPRS), por meio da promotora de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Annelise Steigleder, realizou nesta quinta-feira, 6 de julho, vistoria no canteiro de obras do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Harmonia. O motivo da visita foi averiguar informações que chegaram na Promotoria sobre a forma como estaria sendo executada a obra, sobretudo no que diz respeito ao manejo da vegetação.
Participaram da vistoria representantes da GAM3 Parks, empresa concessionária, e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsáveis por todo o processo de aprovação e de fiscalização do empreendimento, além de técnicos do Gabinete de Assessoramento Técnico do MPRS.
Conforme informações da empresa, o grande impacto desse empreendimento já aconteceu. "Foram removidas 102 árvores e realizadas as escavações para implantação da estrutura de drenagem”, disse a promotora. “Pudemos verificar que a área mais adensada em termos de vegetação está cercada e não será afetada. Trata-se da área tratada como 'reservinha'”, completou Annelise.
Os representantes da GAM3 Parks afirmaram que, a partir de agora, só acontecerão novas supressões pontuais, e será utilizada menos da metade da autorização da Smamus para a extração de 432 vegetais. Por fim, a empresa se comprometeu de que não serão agravados os impactos sobre aquela área e que, a partir deste momento, já começará a adotar as providências para recomposição do terreno.
“O Ministério Público seguirá fiscalizando, especialmente no sentido de acompanhar o cumprimento das medidas de mitigação e compensação e recomposição da área, que foi bastante alterada em virtude dessa necessidade de drenagem”, afirmou a promotora de Justiça. De acordo com ela, os vegetais não cortados também serão monitorados, pois podem estar sendo impactados por dano ou mutilação.