Acordo resulta em mutirão para retirada de fios em desuso nos postes de Santa Maria
Até dezembro deste ano, estão previstos 12 mutirões para retirada dos fios em desuso instalados nos postes de Santa Maria. A iniciativa é resultado de um acordo firmado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) com a Prefeitura Municipal, RGE e empresas prestadoras de serviços de telefonia e internet, em audiência pública ocorrida no início de junho.
A audiência aconteceu para instruir inquérito civil em andamento na Promotoria de Justiça de Santa Maria. Na ocasião, ficou acertado que os mutirões acontecerão quinzenalmente.
Conforme o promotor de Justiça Diego Corrêa de Barros, a falta de manutenção dos fios em desuso em Santa Maria começou a ser investigada pelo MPRS em maio de 2021. “Entendemos que a questão é de fundamental importância. Buscamos um diálogo resolutivo junto com o Município de Santa Maria, concessionária de energia elétrica, comunidade e empresas participantes do sistema. O problema se acumula há anos e a atuação visa, dentre outros aspectos, combater a poluição visual, que impacta do ponto de vista urbanístico, bem como em relação à segurança no trânsito”, destaca o promotor. Ele considera fundamental para o acordo a previsão de um calendário de atividades e reuniões de avaliação, “já que as ações que ocorreram anteriormente foram em pontos isolados e sem a devida sequência”.
Os trabalhos começam na próxima terça e quarta-feira (11 e 12 de julho), das 8h às 17h. O primeiro mutirão acontecerá na Rua do Acampamento, no Centro de Santa Maria.
Diego Barros ressalta que este é um acordo preliminar, sujeito a reavaliações. “A iniciativa não encerra o inquérito e a nossa intenção é repactuar ao final desta etapa, para que os trabalhos tenham continuidade no próximo ano e até que o problema esteja solucionado”, disse o promotor.