Em encontro do Programa RS Seguro, MPRS apresenta medidas já implementadas na área criminal
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou nesta quinta-feira, 15 de junho, do encontro do Programa RS Seguro, em que também esteve presente o governador do Estado, Eduardo Leite, a cúpula da Segurança Pública gaúcha e representantes das instituições parceiras. O encontro ocorreu na Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). Pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), também participaram o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal, Alessandra Moura Bastian da Cunha, e o promotor de Justiça de Esteio Fernando de Araújo Bittencourt.
No evento, foram apresentados exemplos de boas práticas, como a redução do índice de roubo a pedestres em Esteio, momento em que a parceria das forças de segurança local e da Promotoria de Esteio foi enaltecida. Em sua fala, Saltz saudou a presença dos colegas, reforçou que o tema segurança pública é uma das prioridades do MPRS e citou algumas medidas já implementadas, como a criação de dois centros de apoio operacional: um específico de combate à violência contra a mulher e outro voltado ao Tribunal do Júri. Ampliar e aprimorar o atendimento às pessoas vítimas de crime também são medidas tratadas como prioritárias pela Administração Superior.
“A vítima ainda é tratada como um dado estatístico. Poucas vezes ela é lembrada. E o papel do Ministério Público é de resgatar a importância e o papel da vítima no processo criminal. Já temos promotoria que funciona aqui em Porto Alegre de uma maneira pioneira nesse sentido. E tentaremos levar esse método para o Estado inteiro. As forças de segurança trabalham com a repressão e nós com o processo penal e com a reparação do dano através do atendimento àquela pessoa que acabou sofrendo o efeito do crime”, pontuou o PGJ, antes de elogiar a integração que o RS Seguro está promovendo entre os atores da segurança pública.