Promotores de Justiça participam do GovTech Summit Porto Alegre
Os promotores de Justiça Ana Carolina de Quadros Azambuja, assessora da Subprocuradoria–Geral de Justiça de Gestão Estratégica, e Rudimar Tonini Soares, que atua na Promotoria de Rio Grande, além do servidor do Laboratório de Dados e Inovação do MPRS Flávio Mierlo, estão participando, nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de junho, do GovTech Summit Porto Alegre 2023.
O evento busca o fortalecimento do ecossistema de inovação no setor público, aproximando tecnologia e poder público com um objetivo comum: fornecer melhores serviços para a população, por meio da transformação digital. Participam mais de 30 speakers, entre profissionais de governos, empresas e startups oriundos de todo o Brasil. Também conta com um ambiente de feira, onde as organizações presentes podem exibir suas soluções.
“Temos que compreender que a tecnologia deixou a vida das pessoas mais rápida e isso se reflete diretamente no cotidiano do promotor de Justiça, que agora recebe sua demanda de trabalho com a velocidade de um clique”, disse Ana Carolina. A promotora entende que a tecnologia eficaz tem que ser aquela que soluciona um problema e que traz conforto ao usuário. “Dentro dessa necessidade de transformação, jamais poderemos esquecer das pessoas, pois serão elas as beneficiárias do sistema. Por isso, é necessário o olhar atento para que as pessoas não se sintam atropeladas pelo sistema. Por outro lado, é preciso também abrirmos a mente para sairmos da zona de conforto”, destacou.
Responsável pelo painel de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tratou do tema “O poder público e os caminhos para a inovação e a transformação digital”. De acordo com ele, o principal desafio dos gestores é conduzir o processo de transformação de maneira que todos se sintam pertencentes.