Torres: MPRS participa do 1º encontro de Conscientização em Transtorno do Espectro Autista
O promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima participou, na última sexta-feira, 14 de abril, do 1º Encontro de Conscientização em Transtorno do Espectro Autista. Sua palestra foi sobre os direitos fundamentais da criança com TEA no enfoque jurídico.
O encontro, ocorrido no auditório da Ulbra, em Torres, teve como objetivo informar e sensibilizar a comunidade sobre as características, os desafios e as potencialidades das pessoas com autismo.
“A luta pela concretização dos direitos humanos e fundamentais das crianças com TEA depende, para além da sensibilização da sociedade, da existência de um trabalho em rede, do fortalecimento dos fluxos de atendimento e de recursos humanos e materiais que consigam atender à demanda”, disse o promotor, destacando que o paradigma da neurodiversidade é fundamental para romper com o preconceito. “O autismo é uma condição neurológica e não uma doença. Autismo não tem cura, tem compreensão!”, ressaltou ele.
O evento, promovido pela Secretaria da Saúde de Torres, contou também com palestras da enfermeira Pricila de Quadros Moreira Angst, que abordou o tema “O que é o autismo: intervenções, diagnóstico, tratamento e vivências", e "Rotinas de uma mãe de um filho autista”; e da fonoaudióloga Nilva Paim Zotti, que abordou os sinais precoce do TEA.