Governadores e procuradores-gerais de Justiça do Sul e Sudeste se reúnem no Rio de Janeiro
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles, participou do 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul Sudeste (COSUD), que reuniu governadores e procuradores-gerais de Justiça dos estados de ambas as regiões, nesta sexta-feira, 3 de março, na sede da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo. Além da programação oficial do evento, o PGJ participou do almoço que reuniu os chefes dos executivos e dos Ministérios Públicos estaduais, quando foram tratados temas comuns aos Estados, dificuldades e desafios enfrentados.
Participaram os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; e de Santa Catarina, Jorginho Mello. Além do PGJ do RS, estiveram presentes os procuradores-gerais do Rio, Luciano Mattos; do Espírito Santo, Luciana Andrade; de Minas Gerais, Jarbas Soares; e de São Paulo, Mario Sarrubbo.
Esta edição do Cosud é a primeira em que os Ministérios Públicos integram o evento, antes restrito aos gestores estaduais. O consórcio foi criado em 2019, em Minas Gerais. O encontro também já foi realizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Foz do Iguaçu. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.