Dom Pedrito: encontro debate o enfrentamento da violência contra mulher
A Promotoria de Justiça de Dom Pedrito, com apoio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), promoveu nesta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, reunião com a rede de proteção e enfrentamento da violência contra mulher.
Na ocasião, foram discutidos temas como a importância do preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, a necessidade de constante capacitação da rede de proteção e a responsabilidade social das empresas no enfrentamento da violência doméstica e familiar, com exposição feita pela promotora de Justiça Priscilla Ramineli Leite Pereira, responsável pelo encontro e atual líder do projeto junto ao Comitê Interinstitucional Em Frente Mulher. A coordenadora do Gepevid, promotora de Justiça Carla Carrion Frós, abordou o ciclo da violência e a importância dos grupos reflexivos, e a psicóloga forense Karen Neto debateu o impacto da violência doméstica na saúde mental das vítimas.
"O evento superou nossas expectativas. Diversos representantes das instituições da rede de proteção e combate à violência contra a mulher estiveram presentes, inclusive psicólogas e assistentes sociais que trabalham diretamente com vítimas. Houve amplo debate interdisciplinar em prol do fortalecimento da rede, que certamente irá trazer benefícios à população local. Seguiremos trabalhando para que as mulheres tenham seus direitos respeitados e a rede implementada”, ressaltou a promotora Priscilla.
No final do encontro, foi realizada divulgação do curso de capacitação para a rede, construído com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS e a Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM), e da cartilha de atenção às mulheres privadas de liberdade e egressas, criada pelo Comitê Interinstitucional de Políticas Públicas para Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas.
Participaram da reunião integrantes da Comissão Mulher Advogada de Dom Pedrito, do CRAS, do CREAS, do CAPS I, da Polícia Civil, da Brigada Militar, PAM, do Conselho Tutelar, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, da Casa de Acolhimento e da Câmera de Vereadores do Município, bem como servidores e estagiários do Ministério Público.