CyberGaeco do MPRS participa de encontro em São Paulo que discutiu atuação integrada contra crimes em ambientes virtuais
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) esteve representado pelo promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Junior no primeiro encontro operacional de investigações cibernéticas voltadas ao Ministério Público brasileiro. O encontro ocorreu no dia 13 de dezembro na sede do Ministério Público de São Paulo.
Além do coordenador do CyberGaeco do MPRS, estiveram presentes promotores de Justiça e servidores dos CyberGaecos de São Paulo, Goiás e Pernambuco. Eles debateram e alinharam questões técnicas, operacionais e jurídicas sobre o enfrentamento a organizações criminosas que agem em ambientes virtuais. Também foram discutidos tópicos relacionados à atuação conjunta entre as unidades, com a definição das prioridades temáticas para o próximo ano. Ainda durante o encontro, os participantes conversaram a respeito de estratégias preventivas e repressivas para evitar que as regras ordinárias de competência dificultem a luta contra os delitos cibernéticos.