Angela Rotunno e ONG ViaVida recebem Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, realizou a entrega, na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, do Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos 2022. Os agraciados foram a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton Rotunno, e a ViaVida Pró-Doações e Transplantes.
O Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, criado em 2015, visa reconhecer formalmente a dedicação e a relevância dos serviços prestados ao Ministério Público do Rio Grande do Sul e na defesa dos direitos humanos e proteção à infância e juventude. O objetivo é homenagear membros e servidores do MP, personalidades e instituições com atuação no Estado por seus méritos e relevantes serviços prestados na área.
“O reconhecimento de longos anos de trabalho desenvolvido na área de direitos humanos me emociona e sinaliza que os esforços não foram em vão”, disse Angela. A procura destaca que sempre procurou desenvolver as habilidades de articulação e criatividade para bem desempenhar suas funções. “Mantenho intacta minha esperança de que a voz dos que sofrem será escutada e acolhida e renovo, a cada dia, minha crença na humanidade e em nossa capacidade de superar as adversidades usando a nossa alegria, nossa empatia e nosso amor ao próximo”, ressaltou.
Pela ONG ViaVida, recebeu a homenagem a presidente da entidade, Maria Lucia Kruel Elbern, acompanhada de Carmen Conti e Clarisa Wolff Garvez, entregue pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Gisele Monteiro.
VIAVIDA PRÓ-DOAÇÕES E TRANSPLANTES
O Rio Grande do Sul é referência em transplantes e a ONG tem a missão de promover a doação de órgãos e tecidos no Estado por meio do apoio às pessoas em lista de espera. Fornece, também, por meio da Pousada Solidariedade, assistência a transplantados de baixa renda e em lista de espera e seus acompanhantes, vindos de todo o Brasil. Esse trabalho só é realizado graças às doações da comunidade.
ANGELA SALTON ROTUNNO
Natural de Porto Alegre. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Iniciou a carreira no Ministério Público em 1990, exercendo suas funções nas comarcas de Butiá, Camaquã, Alvorada e Porto Alegre. Em 1998, concluiu o curso de especialização em Processo Civil da PUCRS. Foi chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em 1999. De 2000 a 2004, foi vice-presidente da Associação do Ministério Público do RS. Em 2001, assumiu a coordenação da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos. Em 2002 concluiu o curso de especialização em Direito Sanitário pela UNB e, em 2006, em Direitos Humanos pela UFRGS. Em 2013, foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça. Concluiu ainda, em 2015, curso de especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Coordenou o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do MPRS e, desde junho de 2021, é a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.