Eva Margarida Brinques de Carvalho toma posse como Corregedora-Geral do MPRS
Foi empossada no final da tarde desta segunda-feira, 12 de dezembro, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores realizada no auditório Mondercil Paulo de Moraes, a nova Corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A Procuradora de Justiça Eva Margarida Brinques de Carvalho foi eleita em 30 de novembro com 100% dos votos válidos e exercerá o mandato no biênio 2022/2024, sucedendo Marcelo Liscio Pedrotti. Como Subcorregedora-Geral do MPRS, tomou posse a Procuradora de Justiça Dirce Carvalho Soler.
Em seu discurso de posse, Eva Margarida, que nos últimos dois anos foi Subcorregedora-Geral do MPRS, saudou a todos os presentes e discorreu sobre a gratidão, mencionando a família, os Membros da Corregedoria-Geral, da Administração Superior, os Servidores e amigos presentes. Em seguida, mencionou a honra em ser a segunda mulher a tomar posse como Corregedora-geral da instituição e dividiu o momento com todas as Promotoras e Procuradoras de Justiça. “Cresci em um ambiente familiar onde homens e mulheres sempre caminharam lado a lado e compartilharam trabalhos e decisões, cresci com o exemplo de mulher forte que foi minha mãe, daí porque nunca duvidei que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirmou.
A Corregedora-Geral ressaltou a missão da atuação no Ministério Público conclamando homens e mulheres a trabalharem juntos, com comprometimento com a causa pública, com os excluídos e com a sociedade gaúcha, destacando que levará para a Corregedoria a experiência adquirida nos 33 anos na instituição. “E o faço como sempre fiz, com dignidade, responsabilidade, independência, transparência, respeito, denodo e comprometimento, características essas que pautaram a minha atuação nesses anos dedicados ao Ministério Público, com muito amor e dedicação”, disse.
Clique aqui para assistir à cerimônia de posse.
O ex-Corregedor-Geral Marcelo Liscio Pedrotti iniciou sua manifestação agradece a todos os presentes e relembrou as mudanças no trabalho da Corregedoria, que se intensificaram com a Carta de Brasília, implementando ainda mais a “resolutividade”, fazendo com que se buscassem novas formas de atuação. “Evoluímos e projetamos avanços na área da composição, do diálogo, da mediação e criamos um projeto inédito no âmbito das corregedorias-gerais, de composição preventiva e resolutiva. Implementamos o projeto Espaços de Diálogos, que nos permitiu que pudéssemos ouvir promotores de todo o Estado. Respeito muito a revolução do trabalho digital, online, mas a nossa presença faz a diferença e precisamos conhecer a realidade, criar empatia e nunca perder o valor humano”, finalizou.
Em sua manifestação, o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles, parabenizou e destacou a experiência das empossadas e reiterou a necessidade da manutenção do diálogo permanente, que é o que tem pautado a unidade e o respeito institucional. “O momento da vida exige resolutividade, então o tempo do direito precisa se aproximar do tempo da vida e precisamos da forma mais célere possível alcançar o que as pessoas desejam, suas angústias. O Sistema de Justiça precisa avançar junto, temos a oportunidade e a capacidade de autocomposição e precisamos usar esse instrumento especialmente nas questões mais complexas”, afirmou Dornelles.
POSSE DE PROMOTORES-CORREGEDORES
Na ocasião, foram reconduzidos aos cargos de Promotores-Corregedores os Promotores de Justiça André Felipe de Camargo Alves, André Luis Dal Molin Flores, André Ricardo Colpo Marchesan, Andréa de Almeida Machado, Elcio Resmini Meneses, Gílson Borguedulff Medeiros, Isabel Guarise Barrios, Martha Weiss Jung, Octavio Cordeiro Noronha, Rogéria Helena Cipriani, Vanessa Bom Schmidt Cardoso e Ana Adelaide Brasil Sá Caye, que, ausente, tomará posse em momento oportuno.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa de autoridades da cerimônia de posse o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Vanius César Santarosa, representando o Governo do Estado; a Desembargadora Jane Vidal, representando a Presidência do Tribunal de Justiça; o Corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado, Marcelo Turela de Almeida; os Subprocuradores-Gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ângela Salton Rotunno; para Assuntos Administrativos, Benhur Biancon Junior; para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo; e de Gestão Estratégica, Caroline Vaz; o Secretário-Geral do MPRS, Ricardo Schinestsck Rodrigues; o Ouvidor do Ministério Público, Mauro Henrique Renner; o Presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Tavares; o Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardelotto; e o Coordenador da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Márcio Bressani. Na plateia, estiveram Procuradores e Promotores de Justiça, Servidores do MPRS, amigos e familiares das empossadas.
ORDEM DO MÉRITO
No início da cerimônia, o ex-Corregedor Marcelo Liscio Pedrotti recebeu a Medalha da Ordem do Mérito 2022, tendo em vista que, no dia da solenidade, representava o MPRS fora do Estado.