Gravataí: Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas é apresentado a gestores dos municípios
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria Regional para a Bacia do Rio Gravataí (Rede Ambiental Gravataí), apresentou, em parceria com as secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Emater/RS-Ascar, o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas na última sexta-feira, 25 de novembro. O objetivo do encontro, que ocorreu no auditório da Emater, foi conscientizar e mobilizar os municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí acerca das ações de revitalização.
O evento contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, da promotora de Justiça com atribuições regionais na Bacia do Rio Gravataí, Roberta Morillos Teixeira, do titular da SEAPDR, Domingos Velho Lopes, da titular da Sema, Marjorie Kauffmann, do diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, do presidente do Comitê de Bacia, Sérgio Cardoso, de representantes dos municípios de Viamão, Alvorada, Gravataí, Canoas, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha e de técnicos da Sema e da Emater.
O objetivo do programa é ampliar a segurança hídrica nas bacias hidrográficas, através do desenvolvimento ambiental, social e econômico.
A promotora de Justiça com atribuições regionais na Promotoria Regional da Bacia do Gravataí, Roberta Morillos Teixeira, salientou que a finalidade do evento foi apresentar o Programa aos municípios para que se tornem parceiros do MPRS. “Os municípios são os protagonistas na busca pela melhoria da qualidade hídrica na Bacia”, ressaltou. A promotora destacou que as primeiras ações em desenvolvimento no programa são o diagnóstico, recomposição e monitoramento de áreas de preservação permanente de cursos d'água e de nascentes. “Dentre os grandes problemas da Bacia do Gravataí estão o abastecimento, o uso da água, a escassez. As atividades desenvolvidas no programa, voltadas aos agricultores, já estão sendo desenvolvidas in loco pela Emater”, esclareceu.
Clique aqui para saber mais sobre o programa.
Fotos: Laura Lorenz (MPRS) e Rodrigo Martins (SEAPDR)