Avançam ações e projetos na Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí
Em continuidade aos projetos relacionados com o meio ambiente no âmbito da Promotoria de Justiça Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, foram realizados, no dia 17 de novembro, dois eventos em Cerro Largo. Na ocasião, foram discutidas ações prioritárias e assinado termo de cooperação com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Também ocorreu o lançamento de projeto para implementar atuação na área de conservação ambiental na região.
Pela manhã, na sede da Associação dos Municípios das Missões, foi realizada a reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, com o prosseguimento das discussões sobre as ações prioritárias, em desdobramento do que havia sido definido no encontro de alinhamento estratégico ocorrido em agosto deste ano.
No período da tarde, no auditório do campus da Universidade Federal Fronteira Sul, foi assinado o termo de cooperação entre o Ministério Público e a UFFS – Campus de Cerro Largo, voltado à implementação da atuação conjunta entre as instituições no desenvolvimento de projetos na área de conservação ambiental, abrangendo, especialmente, a proteção e preservação de nascentes e do seu entorno, além de outras questões de relevância ambiental, com abrangência nos municípios integrantes da Bacia.
Na sequência, foi lançado um projeto piloto contemplando a preservação de 10 nascentes formadoras de riachos que atravessam a zona urbana do município de Cerro Largo, pelo qual se busca identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes. O trabalho se realiza em parceria com a UFFS, a Prefeitura Municipal de Cerro Largo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater de Cerro Largo.
Ainda sobre avanços em projetos da Promotoria Regional, no dia 20 de outubro, foi lançado, em Santo Ângelo, o projeto para a proteção das nascentes formadoras do Arroio Itaquarinchim, recurso hídrico que atravessa o município e serve de captação da água que abastece parte da população urbana. O projeto pretende identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes que formam o arroio Itaquarinchim no município de Santo Ângelo, envolvendo a parceria com o Poder Executivo local para apoio em eventuais obras necessárias para a preservação e recuperação das nascentes, com a Emater para a sensibilização da importância da preservação do solo e manejo adequado e com a Corsan para a realização da análise da qualidade da água.
Estiveram presentes nos eventos em Cerro Largo a promotora de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Paula Regina Mohr; o promotor de Justiça Thiago Luis Reinert, de Cerro Largo; o diretor do Campus Cerro Largo da Universidade Federal Fronteira Sul, Bruno Wenzel; o vice-prefeito de Cerro Largo, Júlio Ledur, o presidente da Câmara de Vereadores de Cerro Largo, Pedro Valdir München; o presidente da Secretaria Executiva da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Francisco Medeiros; e o vice-prefeito de São Pedro do Butiá, Valter Seibert, além dos integrantes da equipe de trabalho do projeto, proprietários das áreas onde se localizam as nascentes e, como convidados, os conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.