Sapiranga: acordo entre MPRS e Prefeitura prevê restauração de casa tombada
No dia 31 de outubro, foi homologado judicialmente o acordo firmado no dia 25 entre a 1ª Promotoria de Justiça de Sapiranga, representada pelo promotor Michael Schneider Flach, e o Município para a realização de obras de restauração e preservação na casa tombada “Johann Schmidt". Em estilo enxaimel, o imóvel foi edificado no século 19.
Conforme o documento, o Município de Sapiranga se compromete a investir recursos no restauro do imóvel na ordem de, no mínimo, R$ 1,5 milhão. Ainda, a obra deve ser realizada dentro dos prazos acordados e condicionada a realização de estudos e levantamentos técnicos de profissionais habilitados que assegurem a arquitetura original da edificação. Além disso, Michael Flach destaca que as reformas deverão ser compatíveis com as características de preservação histórico-culturais da casa e proporcionar espaços e usos condizentes à importância do bem cultural para a cidade.
O acordo foi realizado no âmbito de ação civil pública movida pela Promotoria contra o Município, exatamente com o objetivo de realizar as intervenções necessárias à recuperação e à preservação do imóvel, o qual se encontra atualmente em situação precária.