MPRS lança dois cursos EaD com a temática do enfrentamento à violência doméstica
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e a Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM) lançaram, nesta quinta-feira, 1º de setembro, dois cursos EaD com a temática da violência doméstica e familiar contra as mulheres: “Formação para estagiários e servidores – trabalhando em uma Promotoria de Justiça de Violência contra a Mulher” e "Capacitação para a rede de enfrentamento à violência contra a mulher”.
Os cursos são resultado de parceria firmada em 2021 entre MPRS, pelo Ceaf e Gepevid, e EBDM, visando promover ações conjuntas para o empoderamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar, especialmente por meio de cursos à distância, a serem oferecidos para mulheres, para integrantes do Ministério Público e para a rede de proteção às mulheres vítimas de violência.
Em sua fala, a coordenadora do Gepevid, Carla Carrion Frós, agradeceu a parceria com o Ceaf e a EBDM e lembrou que os índices de violência contra a mulher seguem aumentando, apesar de todo o trabalho que tem sido realizado pelos sistemas de segurança e Justiça. “O MPRS sempre teve preocupação com esse tipo de crime, especialmente com o aumento de casos”, disse a promotora.
A diretora do Ceaf, Martha Beltrame, falou sobre o orgulho em lançar os primeiros dois cursos EaDs. “A pandemia representou um grande desafio para os educadores, que enfrentamos com empenho e dedicação”, afirmou, agradecendo também as parcerias das instituições que participaram da gravação.
Os cursos lançados nesta quinta-feira foram pensados para auxiliar de forma prática e objetiva os profissionais que atuam no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e podem ser acessados na plataforma MEU CEAF, em qualquer dia e horário, de acordo com a disponibilidade do participante.
Participaram do evento a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, pela Escola Brasileira de Direitos das Mulheres, e a delegada da Polícia Civil Cristiane Machado Pires Ramos. O promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto também esteve presente ao lançamento.