Promotoria Regional dos Rios Taquari-Antas intensifica audiências com ribeirinhos em áreas críticas
A Promotoria Regional dos Rios Taquari-Antas vem realizando audiências com proprietários e possuidores ribeirinhos do Rio Taquari. O objetivo é dialogar, buscar soluções consensuais e firmar Termos de Ajustamento de Conduta quando for necessário, especialmente nas regiões e áreas consideradas mais críticas em termos de prejuízo a Áreas de Preservação Permanente ou à mata ciliar do rio.
Conforme o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, os encontros tem contado com a contribuição das equipes técnicas dos respectivos municípios e da Patram, especialmente por terem conhecimento direto dos locais analisados.
Há, ainda, a intenção de que algumas audiências sejam realizadas nas próprias comunidades ribeirinhas, com a utilização da unidade móvel do Ministério Público. “Como são centenas de propriedades, pretendemos elencar, juntamente com os municípios, algumas áreas prioritárias para atuação”, destaca o promotor.
Nesta terça-feira, 29 de março, estiveram em audiência, quatro famílias moradoras da barranca do rio Taquari, na entrada do rio Forqueta, local que tem sofrido com a erosão e também é muito usado para banho e esportes aquáticos pela população da região, “de modo que surgiu, também, a necessidade do Poder Público Municipal regrar essas atividades para tornar possível e seguro o acesso ao rio”, conta o Diefenbach.