Falta de luz: MPRS mediou reunião com representantes dos consumidores e da concessionária de energia elétrica
Dando continuidade na mediação que busca solucionar extrajudicialmente os problemas no abastecimento de energia elétrica de áreas do Estado atendidas pelo Grupo Equatorial, o MPRS conduziu mais uma reunião de trabalho, nesta segunda-feira, 21, com a presença de representantes de 25 regiões do Rio Grande do Sul.
A falta de informações, atendimento aos consumidores, assim como a demora no conserto de rede e na religação em caso de desabastecimento, foram alguns dos problemas relatados por agentes públicos municipais, parlamentares e representante dos consumidores.
Além de admitir falhas da empresa no atendimento aos consumidores e na demora no reabastecimento, os gestores da Equatorial se comprometeram com investimentos em equipamentos; digitalização de processos, resultando em mais canais de atendimento, e incremento das equipes, com a contratação de pessoal.
“Nós fizemos essa reunião de trabalho mais ampla para permitir que vários segmentos da sociedade pudessem se manifestar e encaminhar suas questões à direção da empresa. Concluída esta etapa, a Promotoria do Consumidor irá instaurar um inquérito civil para acompanhar as medidas anunciadas pela Equatorial no prazo estabelecido por eles”, disse o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, ao final do encontro.
Participaram da reunião pelo MPRS, além do PGJ, o secretário-geral e coordenador do Mediar-MP, Ricardo Schinestsck; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, Gustavo Munhoz; o promotor de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Rossano Biazus. Pela Equatorial, participaram o presidente do grupo, Raimundo Barretto Bastos; o superintendente comercial, Sergio Oliveira; e o superintendente técnico, Julio Hofer. Representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS). Representantes do Poder Legislativo estadual e municipais, dentre eles os deputados Edegar Pretto, Jeferson Fernandes, Stela Farias, Sofia Cavedon e Dionilson Marcon, além de consumidores e associações.