Vale do Taquari: concessionária de energia apresenta plano de investimentos em novo encontro mediado pelo MPRS
Conforme acertado em reunião ocorrida no mês de janeiro, a Rio Grande Energia (RGE) apresentou, em novo encontro na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, um plano de investimentos para enfrentar os problemas no fornecimento de energia em municípios da região do Vale do Taquari. Seguindo o modelo adotado pelo MPRS na solução de conflitos em temas de significativo impacto social, a instituição atuou como mediadora, reunindo todas as partes envolvidas para encontros de diálogo e negociação.
“A apresentação desse plano emergencial pela concessionária, no prazo estipulado, para aqueles que representam os atingidos pelos problemas é mais uma demonstração de que a opção pelo diálogo é a melhor forma para enfrentarmos conflitos assim. Basta que haja disposição das partes envolvidas”, disse o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, que conduziu a reunião. Também estiveram presentes, representando o MPRS, o subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e o secretário-geral do MPRS e coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Mediar-MP), Ricardo Schinestsck.
No encontro desta segunda-feira, ficou definido que um grupo de trabalho, com representantes de todos os presentes, acompanhará durante 60 dias a execução das medidas anunciadas pela RGE.
Participaram da reunião o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto; o vice-presidente da Agergs, Luiz Henrique Mangeou; o vice-presidente da RGE, Marco Antônio Vilela de Abreu; o prefeito de Colinas e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Sandro Herrmann; o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, Luciano Moresco; o assessor da presidência do TCE-RS, Sergio Seppi; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia/Westfla, Liane Brackmann; entre outros.