Santo Ângelo: MPRS promove evento para marcar os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
O Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), e da Promotoria de Justiça de Santo Ângelo, juntamente com a Coordenadoria Municipal da Mulher, realizou, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, uma ação integrada nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
O evento, que aconteceu na Praça da Catedral de Santo Ângelo, contou com a participação da Delegacia da Mulher, Brigada Militar, Universidade Regional Integrada – URI – (por meio dos cursos de Direito e Psicologia) e Senac. As instituições ofereceram orientações sobre os direitos da mulher e sobre a Lei Maria da Penha, além de outras atividades como cortes de cabelo gratuitos e apresentações artísticas.
De acordo com a promotora de Justiça de Santo Ângelo, Fernanda Broll Carvalho de Almeida, “a ação foi de fundamental importância para o reencontro e fortalecimento da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher em Santo Ângelo, marcando a reaproximação do todo com a comunidade”.
Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, a mobilização ocorre desde 2003. “Estamos realizando ações em diversas partes do Estado com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar as formas para coibir a violência de gênero”, destaca a promotora de Justiça e coordenadora do Gepevid, Carla Frós.