Ministério Público homenageia 15 pessoas com a Ordem do Mérito 2021
O Ministério Público do Rio Grande do Sul concedeu na tarde desta segunda-feira, 29 de novembro, homenagem a 15 personalidades por seus méritos e relevantes serviços prestados à instituição e à cultura jurídica do Estado. As distinções da Ordem do Mérito são concedidas nos graus “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial” a pessoas e instituições indicadas pelo procurador-geral de Justiça por ações que as credenciem a esse reconhecimento.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, destacou que, “ao condecorar os homenageados com a distinção máxima da instituição, resgata a virtude como fator ético e transformador, reconhecendo nas ações de cada um a dedicação para além do mero dever, o exemplo inspirador e a força moral que os credenciam a receber o mérito”.
Depois de falar o porquê do convite a cada um dos homenageados, Dornelles citou a letra da canção Sabe Moço, de Leopoldo Rassier, ressaltado que a letra sempre o deixou intrigado por ser uma crítica às condecorações sempre concedidas aos caudilhos coronéis.
“Todas as pessoas que indiquei para receber medalhas hoje foi porque têm na trajetória, na história, a sua luta. Que fiquem marcadas como cicatrizes das batalhas da vida e do trabalho de cada um de vocês”, concluiu o PGJ.
HOMENAGEADOS
O vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande Sul, Ranolfo Vieira Júnior, homenageado com a Ordem do Mérito Grau Grã Cruz, representou o Executivo Estadual e falou em nome dos demais agraciados. Ele parabenizou a todos, em nome do governador, especialmente os familiares dos agraciados. “É uma responsabilidade muito grande falar em nome de todos os homenageados e queria dizer que me sinto lisonjeado por esta distinção”, disse. Ranolfo destacou sua relação familiar com o MP – seu pai, Ranolfo Vieira, desembargador aposentado, foi aprovado no concurso um ano depois de seu nascimento, e finalizou desejando “Vida longa ao nosso MP!”
Confira, abaixo, a lista dos agraciados neste ano com a Ordem do Mérito:
Grau Grã-Cruz
Denise Oliveira Cezar – Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ivan Saraiva Melgaré – Procurador de Justiça
Ranolfo Vieira Júnior – Vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS
Ruben Giugno Abruzzi – Procurador de Justiça
Valério Stumpf Trindade – Comandante Militar do Sul
Grau Comendador
Annelise Monteiro Steigleder – Promotora de Justiça
Carla Carpi Nejar – Promotora de Justiça
Fábio Roque Sbardellotto – presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul
Jorge Sirena Pereira – empresário
Luís Augusto Gonçalves Costa – Promotor de Justiça
Grau Oficial
Ana Paula Benini – Servidora do Ministério Público
Anna Karina Mello dos Santos – Servidora do Ministério Público
Ester dos Santos – Servidora do Ministério Público
Vaine Jorge da Silva Junior – Servidor do Ministério Público
Verônica Virgínia Guimarães Oliveira – Servidora do Ministério Público
PRESENÇAS
Estiveram o representante da Presidência da Assembleia Legislativa, Ernani Polo; presidente do Conselho de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça, Cairo Roberto Rodrigues Madruga; e a subdefensora pública-geral, Rafaela Consalter. Também o corregedor-geral do MP, Marcelo Liscio Pedrotti; os subprocuradores-gerais de Justiça Angela Salton Rotunno, Benhur Biancon Junior, Júlio César de Melo e Caroline Vaz; a subcorregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho; o secretário-geral do MPRS, Ricardo Schinestsck; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Luciano de Faria Brasil; e os ex-procuradores-gerais de Justiça Roberto Bandeira Pereira, Mauro Henrique Renner, Simone Mariano da Rocha, Eduardo de Lima Veiga e Fabiano Dallazen.
Também participaram o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Francisco José Moesch; procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Antônio Carlos Welter; procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, Fernando Guerreiro de Lemos; representante da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional RS, Cléa Carpi da Rocha; superintendente regional da Polícia Federal no RS, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues; superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Alessandro Castro; subchefe de Polícia do RS, Fábio Motta Lopes; ex-vice-governador José Paulo Cairoli; presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares; presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardellotto; ex-presidente da OAB, Claudio Pacheco Prates Lamachia; presidente eleito da OAB, Leonardo Lamachia; presidente da FCDL, Vitor Augusto Koch; auditor-geral do Estado substituto, Gilberto Fonseca Raymundo; representante do Badesul Kalil Sehbe; presidente da Cotrijal e Expodireto, Nei César Mânica; ex-prefeito de POA José Fortunatti; vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto; presidente do Sindicato dos Servidores do MP, Jodar Prates. Além de membros e servidores do Ministério Público, demais autoridades, familiares e amigos dos homenageados.
Acompanharam a cerimônia de forma virtual o pró-reitor da UFRGS, Geraldo Pereira Jotz; o pró-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Ricardo Peter; o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, Marcos Paulo Beck; presidente do Conselho do Conselho Regional de Medicina do RS, Carlos Isaia Filho; presidente do Colégio Notarial do Estado, José Flávio Bueno Fischer; presidente do Instituto dos Advogados do Estado, Sulamita Santos Cabral; e a representante do Sindicato Médico do Estado, Alessandra Felicetti.
Acesse aqui a transmissão do evento.
Clique aqui para ver mais fotos.