MPRS recebe Prêmio CAU/RS 2021
O Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu o Prêmio CAU/RS 2021 na categoria Poder Público – Pessoa Jurídica, na noite desta quinta-feira, 25 de novembro, durante cerimônia híbrida – presencial e virtual –, com transmissão ao vivo a partir da Associação Cultural Vila Flores, em Porto Alegre. Receberam a premiação, de forma virtual, o procurador geral de Justiça, Marcelo Dornelles, o coordenador do Centro de Apoio Operacional na Defesa da Ordem e Urbanística e Questões Fundiárias (CAOURB), o promotor de Justiça Maurício Trevisan, e os promotores de Justiça da promotoria de Habitação Heriberto Roos Maciel e Débora Menegat.
Dornelles destacou a importância deste reconhecimento por parte do CAU/RS e salientou que “O MPRS tem um trabalho focado em um urbanismo diferenciado, demonstrando o foco e a importância sobre este assunto. A parceria do CAU torna viável a nossa atuação”.
Na mesma linha, Maurício Trevisan ressaltou que como coordenador do CAOURB se sente muito honrado com esta premiação, e que “contamos com o necessário apoio dos arquitetos e urbanistas para que subsidiem nossa atuação, para ter uma diretriz ainda mais fortalecida na elaboração e revisão de planos diretores, que seria praticamente inviabilizada sem este assessoramento técnico”, ainda frisou que o CAOURB também possui arquitetos em sua equipe.
Participaram da cerimônia o Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, da vice-presidente do conselho Evelise Jaime de Menezes, presidente do instituto de arquitetos do Brasil, departamento Rio Grande do Sul, Rafael Pavan dos Santos, presidente do sindicato dos arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul Evandro Cardoso Medeiros, vice-presidente da sociedade de engenheiros e arquitetos da secretaria de obras do Rio Grande do Sul Valdir Fiorentin, familiares do Clovis Ilgenfritz da Silva (in memoriam) patrono do 3º prêmio do CAU/RS, e representante das iniciativas vencedoras do prêmio.
VENCEDORES DO PRÊMIO CAU/RS 2021
Categoria: Poder Público
Pessoa Física: Geraldo Da Camino
Pessoa Jurídica: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Categoria: Iniciativa Privada
Pessoa Física: Ignacio Maria Benites Moreno e Cristina Cordovero Moreno
Pessoa Jurídica: Associação Cultural Vila Flores
Categoria: Imprensa
Pessoa Física: Neltair Rebés Abreu – Santiago
Pessoa Jurídica: Grupo Matinal Jornalismo
Categoria: Movimentos Sociais
Pessoa Jurídica: Comunidade Autônoma Utopia e Luta
Pessoa Física: Jacqueline Custódio
O PRÊMIO
Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), a honraria tem como objetivo identificar e valorizar, de forma honorária, iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação. Concorreram instituições e membros nas categorias Poder Público, Iniciativa Privada, Imprensa e Movimentos Sociais.