Dia das Crianças no Museu reúne 379 crianças e adolescentes do acolhimento institucional de Porto Alegre
Diversão, conhecimento, experiências lúdicas e inusitadas. Estes foram os propósitos do “Dia das Crianças no Museu”. A iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria da Infância e da Juventude de Porto Alegre, em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do RS e o Instituto Victória Nahon, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 13 de outubro, no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
O evento, destinado a crianças e adolescentes do acolhimento institucional e familiar de Porto Alegre, contou com a participação de 379 acolhidos, que receberam presentes e kit com hambúrguer, batata frita e bebida.
Além de aproveitarem o espaço do museu, as crianças e os adolescentes também participaram de um momento de contação de história com a escritora Thanise Stein Narciso, que fez a leitura do seu livro “Bailarinas também choram”.
A promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, em sua manifestação na abertura do evento, destacou que é um momento de alegria, de unir educação, lazer e cultura. “É uma festa para comemorar o Dia das Crianças. Hoje é dia de curtição, de conhecimento e de dizer muito obrigada por todas as coisas boas que papai do céu trouxe para nós e também as pessoas boas que iluminam o nosso caminho. Não tem nada melhor”, disse, agradecendo a todos que apoiaram a iniciativa.
O reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira, deu boas-vindas a todos os presentes e destacou a importância do trabalho em conjunto para proporcionar um pouco de alegria para as crianças e os adolescentes. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Muitas autoridades do Estado estão aqui nesta manhã. Vejam o que é possível fazer quando nós trabalhamos juntos por uma causa. Então, vamos continuar trabalhando”, disse.
Segundo o presidente do Instituto Victória Nahon, Paulo Antonio Nahon Penido Monteiro, o encontro foi pensado para proporcionar um dia mais alegre e mais suave para crianças e adolescentes do acolhimento. “Que nós possamos colocar um pouquinho de sorriso nesses rostos e tornar esse dia um pouco mais suave, que nós tenhamos a competência e a sabedoria de levar sempre um pouco de amor, carinho e afeto a vocês que merecem toda a nossa dedicação”, afirmou.
APOIADORES
A iniciativa contou com o apoio do Instituto Victoria Nahon, que ofereceu o kit lanche e guloseimas; Sucesu-RS, que ofereceu presentes aos meninos; Beach Amigas, Eduarda Loch e Fressem presentes para as meninas; a deputada Liziane Bayer presenteou com livros; a Bom Princípio Alimentos distribuiu doces; e o Sport Bar, refrigerantes.
PRESENÇAS
Também participaram do encontro a delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, representando a chefia de Polícia Civil do RS; Clarissa Melo Ribeiro, representante da presidência da OABRS; Cátia Lara Martins, presidente da Fasc; vereadora Mônica Leal; Carlos Alberto Santo de Lucena, diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS; Solimar Amaro, assessor de Relações Institucionais da Reitoria da PUCRS; Gerson Luís da Silva, gerente executivo de Relações Institucionais da Unimed; Michele Marques, representante da deputada federal Liziane Bayer; Michel Valença, representante da deputada estadual Franciane Bayer; Nilson Ayala, presidente da Sucesu-RS; Maria Eduarda Loch, broto Porto Alegre; Tanise Narciso; Edite Auler, representante da empresa Bom Princípio Alimentos; Marcia Lieberman e Raquel Gonçalves, representantes das Beach Amigas.
Fotos: Tassiane Costeira | MPRS