Santo Ângelo: MPRS acompanha recolhimento de embalagens de agrotóxicos no município
A promotora de Justiça da Especializada de Santo Ângelo, Paula Regina Mohr, acompanhou, na última quinta-feira, 7 de outubro, ações de recolhimento de embalagens de agrotóxicos no interior do município. O recolhimento e a correta destinação de embalagens de agrotóxicos é um dos eixos de trabalho do projeto Saneamento Rural de Santo Ângelo.
“Avaliação preliminar dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município aponta o recolhimento de cerca de 3 mil embalagens de agrotóxicos diariamente no interior de Santo Ângelo durante esta semana, por ocasião da Campanha Campo Limpo, que se encerra no próximo dia 13”, conta a promotora. Na última edição da Campanha, foram coletadas mais de 17 mil embalagens de agroquímicos.
Durante a visita, foi aventada a possibilidade de definição de um calendário anual para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no meio rural, assim como, a instalação de ecopontos em áreas do interior, exclusivamente utilizados para o armazenamento destas embalagens. “O Ministério Público pretende instigar as empresas fornecedoras de agrotóxicos do município a terem uma maior participação neste processo de recolhimento de embalagens, conforme prevê a legislação”, destaca Paula Mohr.