FT Segurança Alimentar apreende 2,5 toneladas de alimentos impróprios em Candelária
Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar fiscalizaram nesta quarta-feira, 22 de setembro, cinco estabelecimentos no município de Candelária: três mercados, um açougue e um abatedouro. Em torno de duas toneladas e meia de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas.
Os principais problemas encontrados nos locais vistoriados, conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, foram produtos de origem animal armazenados de forma irregular e fora da temperatura adequada, produtos com prazos de validade vencidos ou sem prazos de validade, e sem identificação e procedência. As carnes foram doadas ao Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul.
“No abatedouro, encontramos oito porcos abatidos de forma clandestina, além de outros quatro na câmara fria. Houve rompimento do lacre da fiscalização do Município de Candelária e esses oito foram abatidos sem a presença da fiscalização”, conta Alcindo.
Durante a operação, foi constatado, ainda, crime ambiental. Três pássaros silvestres sem licença do órgão ambiental competente foram apreendidos.
A fiscalização em Candelária, realizada a pedido do promotor de Justiça Martin Albino Jora, contou com a participação de servidores do Gaeco – Segurança Alimentar e representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Candelária, das Secretarias de Estado de Agricultura e de Saúde, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.