A pedido do MPRS, Justiça cassa mandatos do prefeito, vice-prefeito e de um vereador de São Francisco de Assis
A pedido do Ministério Público em São Francisco de Assis, a Justiça Eleitoral da 79ª Zona decidiu, nesta quinta-feira, 3 de setembro, pela cassação dos mandatos do prefeito, Paulo Renato Cortelini, do vice-prefeito, Jeremias Izaguirre de Oliveira, e do vereador Vasco Henrique Asambuja de Carvalho. Os três foram condenados por prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político, nas eleições de 2020. Ananias Dorneles Soares Sobrinho foi condenado por abuso de poder econômico e político. A Justiça declarou, ainda, a inelegibilidade de todos pelo prazo de oito anos subsequentes à eleição municipal de 2020.
Paulo Renato Cortelini, Jeremias Izaguirre de Oliveira e Vasco Henrique Asambuja de Carvalho também foram condenados individualmente ao pagamento de multa no valor de 25 mil Ufirs, que seria equivalente a R$ 26.602,50, caso o pagamento fosse feito nesta sexta-feira.
A representação do MPRS foi ajuizada pelo promotor de Justiça Eleitoral Vinicius Cassol a partir de investigação que constatou que Paulo Renato Cortelini, Jeremias Izaguirre de Oliveira, Vasco Henrique Asambuja de Carvalho e Ananias Dorneles Soares Sobrinho prometeram e efetivaram o pagamento de despesas de eleitores, além do fornecerem combustível e entregarem cestas básicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, fazendo indevida vinculação da entrega aos nomes dos representado, candidatos no pleito eleitoral na época dos fatos.