Reuniões buscam alinhamento sobre medidas de enfrentamento à Covid-19 no Sistema 3As
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, participou, nesta segunda-feira, 14 de junho, e na última sexta, 11, de reuniões do Gabinete de Crise do Governo do Estado com presidentes de associações regionais, prefeitos e integrantes de comitês técnicos das cidades que fazem parte das regiões Covid de Ijuí, Santa Rosa, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Erechim, Palmeira das Missões e Cruz Alta. O objetivo dos encontros, determinados pelo governador Eduardo Leite, foi promover um alinhamento a respeito das medidas de enfrentamento à pandemia dentro do Sistema 3As de Monitoramento.
A partir da análise dos dados monitorados diariamente pelo GT Saúde e pelo GT Protocolos, o Gabinete de Crise concluiu que as medidas adotadas nessas regiões não estão sendo suficientes para frear o contágio. Devido ao agravamento da situação da Covid-19 nas regiões, o governo do Estado decidiu fazer reuniões específicas, com acompanhamento do Ministério Público.
Conforme Marcelo Dornelles, a posição do MPRS é pela necessidade de maior firmeza nas restrições nesses locais, para que a situação melhore. “A medida jurídica será tomada em último caso, mas se houver descumprimento dos pactos firmados, será tomada”, disse o PGJ, reforçando a importância do cumprimento dos protocolos e a decisão articulada e acertada entre todos os envolvidos: prefeitos, Secretaria de Saúde, MPRS e sociedade.
As reuniões, ocorridas de forma híbrida (presencial/virtual), foram coordenadas pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e pelo coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves, além das equipes técnicas do GT Saúde e do GT Protocolos. Também estiveram presentes, pelo MPRS, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton Rotunno, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto.