Ministério Público entrega a Ordem do Mérito 2021
“Em tempos difíceis, é ainda mais importante lembrar que nenhuma crise pode ser vencida sem compaixão, sem empatia, sem bondade e sem gratidão.” Com esta frase, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, encerrou, na noite desta terça-feira, 01, o seu discurso na homenagem do Ministério Público a 16 personalidades que prestaram importantes serviços para o desenvolvimento de suas atividades e também realizaram relevantes serviços à cultura jurídica do Estado. As distinções da Ordem do Mérito, nos graus “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial” são destinadas a personalidades e instituições que se destacaram pela busca do desenvolvimento das atividades jurídicas e homenageiam, também, aqueles que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Ministério Público. A condecoração é concedida a pessoas e instituições indicadas pelo procurador-geral de Justiça por ações que as credenciem a esse reconhecimento.
CAMINHO INSTITUCIONAL
A solenidade, realizada de forma híbrida em razão dos protocolos sanitários, iniciou com a entrega das medalhas, realizada pelo procurador-geral de Justiça e por integrantes da Administração Superior. Durante o ato, Fabiano Dallazen fez, em sua manifestação, um panorama da situação político-econômica do Brasil, que atravessa um momento extramente delicado. Conforme o PGJ, um olhar preventivo e colaborativo do Ministério Público não é mais uma alternativa, mas um imperativo de responsabilidade pública e observância dos deveres constitucionais. “Mais do que responsabilidade administrativa, a sociedade exige do Estado compromissos compartilhados de entregas”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça ressaltou que neste cenário de crise, o reflexo na sociedade é evidente. Ao fazer uma análise da vida cotidiana e especialmente das redes sociais, Dallazen alertou para a tendência ao extremismo. “As Instituições devem oferecer um ponto de equilíbrio e interlocução racional, a salvo de todo radicalismo retórico”, apontou.
Nessa conjuntura, Dallazen reforçou que o único caminho para a solução de crises é pelas vias política e institucional: política séria e instituições fortes. “Não há outra via, não há exceção e, portanto, não podemos abdicar da política, nem enfraquecer as instituições”, ressaltou.
HOMENAGEADOS
Na sequência, o governador do Estado, Eduardo Leite, fez o discurso de agradecimento. Ao falar em nome dos agraciados, ele afirmou que, “não fazemos o que fazemos na expectativa de uma medalha e ou de qualquer honraria. Nos encontramos efetivamente agraciados pelo resultando do nosso trabalho, fazendo a diferença na vida das pessoas. Seja no serviço público ou em outra atividade, todos aqui se encontram de forma comum dentro do propósito de contribuir para que o Estado seja um lugar melhor. Cada um pode fazer a diferença na sua comunidade, na sua atividade profissional, quando bem exercida, tem um impacto positivo na vida a sua volta e isso contribui para um mundo melhor.”
Confira, abaixo, a lista dos agraciados neste ano com a Ordem do Mérito:
Grau Grã-Cruz
Ana Amélia Lemos – Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite – Governador do Rio Grande do Sul
Fábio Medina Osório – Presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, e da Comissão Especial de Direito Administrativo Sancionador da OAB Nacional.
Francisco José Moesch – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Martha Silva Beltrame – Promotora de Justiça
Ricardo Breier – Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional RS
Grau Comendador
Angela Salton Rotunno – Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do MPRS
Cinara Vianna Dutra Braga – Promotora de Justiça
Marcelo Roberto Ribeiro – Promotor de Justiça
Max Roberto Guazzelli – Promotor de Justiça
Sérgio da Fonseca Diefenbach – Promotor de Justiça
Grau Oficial
Ana Paula Costa Portinho – Servidora do Ministério Público
Cristina Bartholomay Oliveira – Servidora do Ministério Público
Florindo Prestes Pedroso – Servidor do Ministério Público
Laura Schnorrenberger – Servidora do Ministério Público
Leonardo Sarmento – Servidor do Ministério Público
PRESENÇAS
Participaram da solenidade, presencialmente, o desembargador Voltaire de Lima Moraes, embaixadora Leda Lúcia Camargo, ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, corregedor-geral do Ministério Público, Marcelo Liscio Pedrotti, subprocuradora-geral de Justiça Jacqueline Fagundes Rosenfeld, subprocurador-geral de Justiça Marcelo Lemos Dornelles, subcorregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho, secretário-geral do Ministério Público, Júlio César de Melo, chefe de gabinete da Procuradoria-geral de Justiça, Márcio Emílio Lemes Bressani, procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto, chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, secretário-chefe da Casa Civil adjunto, Bruno Pinto de Freitas, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ney Wiedemann Neto, presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, vice-presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Luciano de Faria Brasil.
Fotos: Tiago Coutinho/MPRS