Cinco pessoas presas por pesca ilegal em São Gabriel
Cinco pessoas foram presas em flagrante nesta terça-feira (27/09) em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Estado, pela prática de pesca com petrechos proibidos. Após receber uma denúncia por telefone, a Brigada Militar se dirigiu até o interior do município e efetuou a prisão. Com os infratores foram apreendidos aproximadamente 14 kg de peixe, 13 redes de pesca de malhas diversas e 40 metros de espinhel com 48 anzóis. Além disso, também foram recolhidos dois botes de madeira, um motor de popa, uma bateria, dois machados e várias facas.
Segundo a Promotora de Justiça Lisiane de Medeiros Villagrande, o Ministério Público aguardará a remessa do inquérito policial para o oferecimento de denuncia por crime ambiental. Ao mesmo tempo, segundo a Promotora de Justiça, deverá ser solicitado que os réus respondam ao processo em liberdade. “É importante destacar que nos interrogatórios na Delegacia, todos os detidos disseram ter conhecimento de que a pesca com os equipamentos que possuíam era proibida. Porém todos foram unânimes em afirmar que não esperavam ser presos pela prática”, ressalta ela.
Em caso de condenação, a pena prevista é de um a três anos de detenção ou pagamento de multa. A Promotora Lisiane Villagrande alerta que o Ministério Público vem buscando conscientizar a população de São Gabriel, através da imprensa local, de que a pesca ilegal é crime, previsto na Lei dos Crimes Ambientais e que a Promotoria continuará atenta, visando a preservação do meio ambiente. (Jorn. Ricardo Grecellé)