MPRS realiza audiência virtual sobre fechamento de unidades de saúde
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, Angela Salton Rotunno, e a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre - Núcleo da Saúde, Márcia Rosana Cabral Bento, realizaram audiência virtual a pedido do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e dos Conselhos Distritais de Saúde das regiões afetadas com os fechamentos das Unidades de Saúde Jenor Jarros, Laranjeiras, Vila Elisabeth e Pitinga, ocorridos nesta segunda-feira, 7 de dezembro.
Na ocasião, os conselheiros foram atualizados acerca do andamento das ações, da execução do termo de ajustamento de conduta relativo à contratação de pessoal para a atenção primária à saúde de Porto Alegre, do Imesf, dos expedientes em andamento na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos. Também foram prestadas informações a respeito dos fechamentos das unidades de saúde e do prejuízo causado às comunidades atingidas.
Conforme Márcia Bento, o MPRS irá se reunir com representantes da Secretaria Municipal de Saúde da capital gaúcha. O objetivo é verificar a situação, entender as razões do fechamento das unidades e assim definir as medidas a serem adotadas.