Investigação do MPRS resulta em cumprimento de mandados para garantir segurança na campanha eleitoral em Cerro Grande
Foram cumpridos na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro, cinco mandados de busca e apreensão em investigação que apura suposta coação de eleitores no Município de Cerro Grande, na região norte do Estado. As ordens judiciais foram determinadas pela Justiça Eleitoral de Rodeio Bonito em ação movida pelo Ministério Público Eleitoral. Esta é a segunda operação realizada no município, no âmbito do procedimento de investigação criminal instaurado pelo promotor de Justiça Eleitoral Valmor Júnior Cella Piazza para garantir a segurança da campanha eleitoral.
Na primeira operação, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil e pela Brigada Militar, resultando ainda na prisão preventiva, confirmada nesta quinta-feira, 12, por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de três envolvidos nas irregularidades. Na operação desta sexta-feira, os mandados foram cumpridos pela Polícia Federal. O MP havia solicitado a instauração de inquérito ao órgão na última segunda-feira. Os mandados de busca e apreensão, nas duas ocasiões, foram expedidos pelo juiz Edvanilson Lima.
O promotor Valmor Piazza destaca que “a atuação da força pública é profilática, não somente para reestabelecer a paz e tranquilidade da campanha eleitoral, mas também para garantir que em eleições futuras, tanto candidatos, quanto eleitores possam exercer com liberdade seu direito ao sufrágio”.