MP acompanha entrega da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul
O Ministério Público acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 28 de agosto, a entrega da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul. Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles.
Dallazen disse que novas vagas permitirão “melhorar a forma de comprimento das penas e trarão um ganho à segurança pública”.
Dornelles complementou dizendo que a execução penal é um gargalo de todo o sistema criminal. “O investimento em novas vagas impacta diretamente no enfrentamento da criminalidade, na questão dos presos em delegacia, na redução do crime organizado. O Ministério Público vem sendo parceiro, inclusive, auxiliou com verbas das transações penais para aquisição de bens”, observou.
Com 600 vagas masculinas do regime fechado, a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul foi construída pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, que, em troca, recebeu do Estado o terreno do antigo Ginásio da Brigada Militar (no cruzamento da Avenida Ipiranga com a Rua Silva Só), em Porto Alegre, cujo valor é de R$ 44,3 milhões.