MP destinará para alunos carentes 120 celulares apreendidos na Penitenciária Modulada Estadual de Osório
O Ministério Público destinará a estudantes da rede pública de ensino 120 telefones celulares apreendidos na Penitenciária Modulada Estadual de Osório. O Projeto Alquimia II foi desenvolvido pelos promotores de Justiça Criminal e Regional de Educação de Osório, Fernando Andrade Alves e Cristiane Della Méa Corrales, respectivamente, em parceria com Polícia Civil, Poder Judiciário e sociedade civil organizada. A restauração dos aparelhos começou na sexta-feira, dia 24, e ficou a cargo do Projeto Social Dejone Rambor, associação sediada em Tramandaí que dá aulas de jiu-jitsu para crianças carentes. A parceria prevê investimento de até R$ 5.625,00, oriundos da conta das penas alternativas da Vara de Execuções Criminais de Osório, para reparo dos aparelhos e compra dos chips com internet.
“O objetivo do projeto é possibilitar que os alunos em situação de vulnerabilidade possam acompanhar as atividades desenvolvidas em ambiente virtual, especialmente durante o período de distanciamento controlado ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. São smartphones sem interesse criminalístico”, explica o promotor Fernando Andrade Alves.
A estimativa é de que em duas semanas os aparelhos estejam prontos para a entrega em escolas públicas de Osório, Maquiné e Tramandaí com carregador de bateria e termo de compromisso. A ideia, porém, é estender o projeto para outros municípios e servir de incentivo para ações semelhantes em outras regiões. Participaram da assinatura da parceria, a juíza Anna Alice da Rosa Schuch, o promotor de Justiça Criminal de Osório, Fernando Andrade Alves, o delegado João Henrique Gomes de Almeida e o presidente do projeto social Dejone Rambor, Marcelo Maseda.
ALQUIMIA II
O nome da ação é inspirado no Projeto Alquimia, uma iniciativa semelhante posta em prática pelo Ministério Público em relação a máquinas caça-níqueis. Os equipamentos apreendidos foram transformados em computadores e doados para escolas.