MPRS declara luto oficial pelo falecimento do procurador Daniel Sperb Rubin
Com profundo pesar, o Ministério Público informa o falecimento, ocorrido nessa madrugada em Porto Alegre, do procurador de Justiça Daniel Sperb Rubin, aos 55 anos, vítima de embolia pulmonar. Os atos fúnebres ocorrerão hoje na capela 2 do Crematório Metropolitano, das 12h às 16h. Em função do falecimento, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, decretou luto oficial de três dias.
Daniel Rubin era procurador de Justiça criminal e integrante do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. Com destacada atuação na vida institucional do Ministério Público, foi subprocurador-geral para Assuntos Administrativos de 2011 a 2015. Antes disso, atuou na Administração Superior do Ministério Público gaúcho como promotor-assessor da Procuradoria de Prefeitos, primeira função em Porto Alegre, e como coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral. Também exerceu funções na diretoria da Associação do Ministério Público e na Fundação Escola do Ministério Público (FMP), onde foi professor titular de Direito Penal e integrante do Conselho da Fundação.
Por sua dedicação ao Ministério Público, em 2013 esteve entre os condecorados pela instituição com a Ordem do Mérito, grau “Grã-Cruz”.
O procurador iniciou sua carreira no MPRS em 1989, na Promotoria de Justiça de Butiá. No interior do Estado também atuou em Vacaria e Cachoeira do Sul. Em 1994 veio para Porto Alegre como promotor de entrância final e em 2009 foi promovido a Procurador de Justiça, função que exercia até seu falecimento.
Torcedor fanático do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, lançou em 2017 o livro “Heróis de 77 – A história do maior campeonato gaúcho de todos os tempos”.