Aberta Exposição "Memória de Guerra - Lembranças Farroupilhas"
A camisa vermelha usada por um soldado que atuou na Batalha de San Antonio em 08 de fevereiro de 1846 e a espada com a qual Bento Gonçalves travou disputas durante a Revolução Farroupilha. Estes são apenas dois de uma série de objetos que compõem o acervo da exposição “Memória de Guerra – Lembranças Farroupilhas”, composta de pertences originais de Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi. A mostra foi aberta nesta quinta-feira (16/09), no Palácio do Ministério Público. A exposição é organizada pelo Memorial do Ministério Público, sob coordenação do Procurador de Justiça Ricardo Vaz Seelig.
“A origem de nossa postura ética está no dia 20 de setembro de 1835”. Assim o Procurador-Geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, definiu a importância de mais uma iniciativa em comemoração aos 170 anos da Revolução Farroupilha. Segundo ele, o passado de lutas por ideais e o grito de independência tornaram o povo gaúcho diferenciado dentro da Federação. Bandeira Pereira disse ainda que é intenção do Ministério Público se inserir cada vez mais em projetos que visem o resgate da história do Rio Grande do Sul.
Já o Coordenador do Memorial da Instituição fez questão de destacar o trabalho de todos que se envolveram para tornar viável a iniciativa. “Este evento não tem uma cara, pois é feito de todos os lutadores idealistas que colaboraram para este momento”. Segundo Ricardo Seelig, para que um povo tenha identidade e dignidade deve preservar seu passado histórico.
A exposição “Memória de Guerra – Lembranças Farroupilhas” é composta de 20 objetos e 25 quadros. Está instalada no Subsolo do Palácio do Ministério Público, na Praça Marechal Deodoro, 110. Ficará aberta ao público para visitação entre 08h30min e 18h, até o dia 23 de setembro. (Jorn. Ricardo Grecellé)