Coronavírus: MP participa de videoconferência com instituições do sistema de Justiça gaúcho
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, participou, nesta quinta-feira, 23, de reunião virtual com representantes do sistema de Justiça do Estado. A videoconferência foi coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes, e contou, também, com a participação dos magistrados da atual Administração do Judiciário, integrantes da Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre e OAB do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, foram compartilhadas as preocupações com a atual situação vigente nos métodos de trabalho virtual, que foram necessários em razão da expansão da Covid-19 na sociedade gaúcha.
Em sua manifestação, Dornelles explicou que o Ministério Público, desde o começo da pandemia, adotou as medidas sugeridas pelas autoridades sanitárias, incentivando o trabalho virtual. “A grande questão são os processos físicos e vai ser fundamental uma estratégia efetiva que possa garantir segurança aos operadores do Direito, com todas as cautelas necessárias, quando os prédios forem reabertos, em relação, por exemplo, ao recebimento dos autos, com a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool gel, entre outras iniciativas”, disse o subprocurador. Marcelo Dornelles também enfatizou que o MP pode colaborar com a digitalização dos processos físicos, sobretudo aqueles de sua iniciativa.
O presidente do TJ destacou "o ineditismo desta reunião, que promove a interlocução entre o Judiciário e os operadores do Direito", acrescentando que se tratou do primeiro evento deste porte realizado no âmbito dos Tribunais de Justiça no Brasil. "É uma demonstração extremamente eloquente e singular de que pretendemos ouvir e interagir com todos, pois estamos todos no mesmo barco e necessitamos de ajuda mútua para que sejam superadas as dificuldades causadas por esta pandemia", disse o desembargador Voltaire.