Vacaria: reconstruído, Asilo Santa Isabel volta a abrigar moradores
Após dois anos e 10 meses do incêndio que destruiu o prédio da Associação Beneficente Santa Isabel, em Vacaria, nesta segunda-feira, 20, os moradores da nova estrutura voltaram à sua casa. O prédio, construído em parte com recursos oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, conta com cerca de 1500 metros quadrados de área construída, calefação e aquecimento solar. Com capacidade para 50 internos, o prédio foi totalmente pensado para as necessidades dos idosos.
No mesmo lugar onde um prédio de dois andares abrigava 46 idosos carentes, foi construído o novo, de apenas um andar, que hoje conta com 33 moradores.
Leia mais:
Vacaria: Fundo para Reconstituição de Bens Lesados possibilita reinauguração de lar para idosos
Vacaria: obra do novo lar para idosos está na fase final
Conforme o promotor de Justiça de Vacaria, Luís Augusto Gonçalves Costa, o MP esteve à frente tanto na captação de recursos dos segmentos públicos e privados, como também destinou os R$ 450 mil oriundos do FRBL para a obra, que custou R$ 2,5 milhões. “A nova casa atende a toda legislação atual que regula uma instituição de longa permanência para pessoas vulneráveis economicamente, em nível das melhores privadas do Brasil”, destaca Costa.
A obra também recebeu doações da comunidade, dos governos federal e estadual, Prefeitura de Vacaria e Câmara de Vereadores local.
Além dos 16 quartos, todos com banheiro, o Asilo Santa Isabel conta com uma farmácia dentro dos padrões, consultório médico, vestiários, quarto e área de descanso para cuidadores e enfermagem, ampla cozinha, lavanderia, despensa e um almoxarifado. Foi construído também um jardim de inverno, uma sala de fisioterapia e um refeitório. Ainda há uma sala para o administrativo, outra para o serviço social, uma de reuniões, além de uma recepção.
A pré-inauguração do novo lar para idosos aconteceu em fevereiro deste ano e contou com a presença de autoridades federais, estaduais e do município de Vacaria. Na ocasião, o promotor Luís Augusto Gonçalves Costa recebeu da Associação Beneficente Santa Isabel uma homenagem pela atuação que resultou na reconstrução do novo asilo.
Fotos: Jota Junior/Correio Vacariense